quinta-feira, 24 de março de 2011

Transplante

Transplante é um procedimento cirúrgico, que consiste na reposição de um órgão ou tecido de um receptor por um outro órgão que apresente normalidades fisiológicas de um doador.O transplante de órgãos entre indivíduos diferentes só foi possível a partir do século XX. Depois de séculos de fracassos, o primeiro transplante de sucesso ocorreu em 1954 nos E.U.A. Foi um transplante renal realizado entre 2 irmãos gêmeos idênticos.
A rejeição de órgãos ocorre devido o nosso sistema imune só distinguir se as células são do nosso corpo ou de organismos invasores. Então por este sistema não saber reconhecer se órgão transplantado é maléfico ou benéfico, ele distingui como substância invasora e o destrói rejeitando assim o órgão.Por isso alguns doentes transplantados precisam tomar medicamentos imunossupressores para o resto da vida.Quanto mais parecido geneticamente forem o doador e o receptor, menos drogas serão necessárias e mais tempo o órgão transplantado costuma durar.
Antes de todo o transplante é realizado então o mapeamento genético do doador e do receptor. Quanto mais genes da classe HLA em comum existir, maior é a chance de sucesso de um transplante.
Os órgãos mais usados para transplante são coração, pulmão, rins, pâncreas,fígado, intestino, pele e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário