quinta-feira, 24 de março de 2011

Aglutinação



Tipagem sanguínea é um teste realizado por profissionais de saúde (geralmente farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos e médicos) para estabelecer qual tipo sanguíneo e fator Rh (positivo ou negativo) que um indivíduo possui. É um procedimento largamente utilizado nas transfusões de sangue e centros de hemoterapia.
Os grupos sanguíneos de maneira geral são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração. Eles podem ser do tipo A,B,AB ou O.O teste pode ser realizado em lâmina ou em tubo de ensaio. É preparado uma suspensão dos glóbulos vermelhos e uma gota de reagente é inserida na lâmina. Posteriormente adiciona-se uma gota da suspensão de hemácias e então os dois são misturados numa pequena área da lâmina. Deve ser observado a formação ou não do coágulo.
Exame: Coloca-se numa lâmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A e outra de soro anti-B. Sobre cada gota de soro coloca-se uma gota do sangue a ser identificado.Após isso observa-se os resultados se  não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O.  Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB.  Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A. Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B. E o fator Rh determina se os tipos sanguíneos são positivos ou negativos.


Esta tabela mostra os tipos sanguíneos, os aglutinogênios e as aglutininas existentes:

TIPO SANGÜÍNEO
AGLUTINOGÊNIOS NAS HEMÁCIAS
AGLUTININAS NO PLASMA
A
A
anti-B
B
B
anti-A
AB
A e B
-
O
-
anti-A e anti-B

Nenhum comentário:

Postar um comentário